Buscar
  • Gabriel Barbosa

Seu primeiro jogo vai ser uma bosta! (mas tá tudo bem)



Hoje eu vim aqui pra dizer que o seu primeiro jogo vai ser uma bosta. Mas tudo bem. O primeiro jogo da maioria das pessoas vai ser bem ruim. É bem provável que se você continuar aprendendo, você vai melhorando e vai fazer jogos cada vez melhores.


Você pode acompanhar também pelo Youtube


Um dos primeiros projetos que fiz foi durante a faculdade. A gente precisava fazer um jogo com o tema voltado para matemática. Nossa ideia foi de criar uma espécie de Fruit Ninja só que com contas simples em que o objetivo era "cortar" o número correto da resposta.



Eu utilizei o Construct para fazer o game. Foi meu primeiro contato com a ferramenta. Aos trancos e barrancos, fui fazendo o joguinho. Não ficou muito bom, mas foi o que deu pra fazer na época. Posteriormente, eu publiquei um game para Android que seguia esse mesmo conceito.


Um outro game que fiz durante a faculdade foi um joguinho de corrida no Flash. A ideia inicial era fazer um clone de Top Gear. Por contas das dificuldades envolvidas, o jogo acabou virando uma espécie de Runner.



Esses foram os primeiros jogos que criei. Bem ruins mas serviram de experiência e aprendizado.


Um dos primeiros jogos do criador de Celeste, Matt Thorson, foi um jogo chamado Jumper. Pelo menos o primeiro jogo que temos conhecimento que ele desenvolveu. O game foi feito no Game Maker em 2004 quando Matt tinha 16 anos. É um jogo bem simples de plataforma. Bem longe ainda do que viria a ser Celeste.



Depois disso, ele continuou desenvolvendo vários games, geralmente de plataforma 2D. Sempre evoluindo um bocado. Depois de 14 anos, foi lançado Celeste. Game que em 2018 foi considerado o melhor indie do ano. O interessante é que podemos acompanhar a evolução que Matt passou. Podemos jogar cada um daqueles jogos e ver cada aspecto em que eles foram evoluindo.


E é essa evolução que pode acontecer com vocês. Se vocês continuarem estudando, aprendendo e fazendo, vocês vão melhorando. Começamos pequeno, começamos com coisas bem simples, e conforme vamos aprendendo, vamos evoluindo. Pode parecer depois de um tempo estudando, que não estamos mais evoluindo. Mas se olharmos pra trás, podemos ver o quanto já evoluímos. Dê uma olhada no seu primeiro projeto e veja o quanto o seu projeto atual é melhor.


Não tem problema se a primeira coisa que você tá fazendo é uma merda. Você pode achar que não sabe fazer isso, que não serve pra isso, mas todo mundo começou assim. É tudo uma questão de continuar aprendendo, ter persistência, que você vai melhorar, você vai evoluir. Cada dia é uma oportunidade de aprender e ficar melhor do que no dia anterior.


©2018 by High Level. Proudly created with Wix.com