Buscar
  • Gabriel Barbosa

Por que existem tantos jogos de zumbi?

Por que existem tantos jogos de zumbi? Já se parou pra fazer essa pergunta? Por que existe uma infinidade de jogos de zumbis e por que eles são tão populares?



De onde surgiram os zumbis?

Medos e conflitos do mundo real inspiram a criação de histórias ficcionais. A Segunda Guerra trouxe o medo iminente de destruições nucleares, ou de um apocalipse nuclear. Isso inspirou no Japão a criação de Godzilla. Um monstro gigante criado a partir de uma explosão nuclear. Sua força e destruição evocam a fúria das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki. Outro exemplo é da guerra fria que inspirou a criação de várias obras em que de um lado temos a força capitalista americana contra o comunismo da União Soviética.


E a criação dos zumbis na cultura pop surgiu da mesma forma. Tudo começou com o vodu haitiano, uma religião do Haiti baseada em origens africanas, trazidas dos escravos da região na época. Existe uma prática no vodu haitiano de zumbificação, em que uma pessoa é submetida a ficar num estado de morte. Depois de dada como morta, o Bokor, uma espécie de xamã do vodu, aplica um antídoto na pessoa em que ela sai desse estado de morte. Após voltar a vida, a pessoa se encontra com a mente entorpecida, e esse processo pode causar danos cerebrais. Dessa forma, a pessoa fica vulnerável e facilmente manipulável. O bokor transforma essa pessoa em seu escravo. Essa prática seria uma espécie de punição aos praticantes da religião.


O etnobotânico Wade Davis concentrou boa parte de seus estudos a entender como funcionaria essa prática do vodu haitiano. Substâncias retiradas do baiacu são misturadas com ervas alucinógenas e introduzidas na pessoa, fazendo com que ela fique num estado morto porém ainda com vida.


Dessa prática surgiram dois medos na sociedade ocidental. Medo do vodu e dos mortos-vivos. Os ocidentais, principalmente os americanos, por não entenderem do que se tratava aquela religião, acreditavam que os haitianos poderiam trazer os mortos de volta a vida e criariam um exército de mortos-vivos. O vodu, até hoje, é comumente associado a práticas malignas por nossa sociedade.

Bom, isso é um prato cheio pra criação de zumbis no universo ficcional.


O primeiro zumbi da ficção

A primeira obra de ficção a retratar os zumbis foi White Zombie. Filme de 1932. E a história era sobre uma mulher transformada em um zumbi por um feiticeiro vodu maligno. E se passa justamente aonde? Exatamente, no Haiti. Nos anos posteriores, alguns outros filmes de zumbi foram feitos seguindo mais ou menos essa mesma linha. Geralmente envolvendo rituais vodus.


King of the zombies, A morta-viva e Voodoo Man são alguns filmes que seguiram a linha de zombie do vodu

A primeira história a criar o conceito de zumbi vindo a partir de uma doença foi o livro Eu sou a Lenda, de 1954. Apesar dos infectados não serem exatamente como os zumbis que conhecemos, seria uma mistura de zumbis e vampiros que criaram uma nova sociedade e o protagonista, por não ser infectado, não faz parte dessa sociedade. A obra foi bastante influente nesse novo conceito de apocalipse zumbi.


As histórias de zumbi se popularizaram e se tornaram o que conhecemos de zumbi hoje em dia com o filme Noite dos mortos-vivos de George Romero de 1968. Nesse filme já não temos mais zumbis ligados a vodu e sim a um apocalipse zumbi. Foi o primeiro filme a tratar zumbis como mortos-vivos canibalistas. Aparência humana em decomposição, lentos, comedores de carne. Se Eu sou a Lenda plantou a sementinha do apocalipse zumbi, Noite dos mortos-vivos padronizou os zumbis da cultura pop.


Noite dos mortos vivos padronizou os zumbis canibalistas

E nos jogos?

Recorrendo a uma lista do Wikipedia de jogos com zumbis, o primeiro que aparece é Entombed de 1982 do Atari. No jogo, devemos percorrer por infinitos labirintos que estão infestados de zumbis. Mas precisamos fazer um esforço pra aceitar esses inimigos como zumbis.


Apesar dos inimigos não parecerem zumbis, Entombed é o primeiro jogo a citá-los

Depois, em 1984 foram lançados dois jogos com zumbis. The Evil Dead e Zombie Zombie. Em 1986 tivemos Zombi, o primeiro jogo publicado da Ubisoft. Nas primeiras gerações de consoles, não tivemos muitos jogos de zumbi. Isso mudou quando passamos a ter jogos 3D como o padrão.


Zombi foi o primeiro jogo publicado da Ubisoft, em 1986

Em 1996, tivemos o nascimento de duas franquias famosas de jogos de zumbi. The House of The Dead e Resident Evil. Dois jogos que ajudaram a popularizar bastante zumbis nos videogames. Depois disso, uma infinidade de jogos são criados até hoje com essa temática.


Primeira aparição de um zumbi em Resident Evil

Comportamento inimigo

Atualmente, mesmo com a tecnologia disponível, é difícil criar um inimigo que se comporte de forma adequada. É comum vermos em jogos, inimigos que agem de maneira idiota. Um inimigo zumbi seria a forma mais simples de criar um comportamento inimigo. Ele pode se comportar de maneira estúpida que vamos aceitar, ele é só um zumbi. E é muito mais fácil de arrumar um contexto em que matamos inimigos zumbis do que humanos. A dificuldade em implementar um comportamento inimigo adequado, acaba estimulando a criação de inimigos zumbis. Isso torna os zumbis como inimigos ideais para serem criados.


Inovações

Faço um paralelo que desenvolver um jogo é resolver uma série de problemas. Com esse problema dos inimigos resolvido, os desenvolvedores podem explorar outros aspectos de gameplay. E por isso, apesar de termos uma infinidade de jogos de zumbis, eles se diferenciam bastante entre si. Os zumbis, muitas vezes, agem apenas como pano de fundo para aquele game. Isso é bom, porque a partir desses jogos pode nascer uma série de inovações. Pegue Resident Evil mesmo como exemplo, em Resident Evil 4, tivemos a introdução da câmera por cima dos ombros. Isso mudou completamente os jogos de tiro em terceira pessoa.


A câmera por cima do ombro de Resident Evil 4 mudou completamente os jogos de tiro em terceira pessoa

Popularidade sempre em alta

A maior facilidade em implementar os inimigos não é o único motivo por existir muitos jogos de zumbi. Jogos de zumbi continuam sendo populares. A série Resident Evil continua viva até hoje, apesar dos altos e baixos. Um dos jogos mais aguardados pro ano que vem, The Last of Us Parte 2, tem como background um apocalipse zumbi.


Somente ter zumbi no jogo não é o que torna ele popular. Mas os criadores ainda conseguem explorar e criar coisas novas envolvendo zumbis. Sempre que surge um jogo novo de zumbi e ele consegue explorar coisas novas, vamos continuar esperando que os próximos jogos de zumbis sejam cada vez melhores. Se tudo o que o jogo consegue fazer em volta dos zumbis for bom, pouca importa se é um jogo de zumbi, ou utilize qualquer outro tipo de inimigo.


Talvez um dia o público se canse e não aceite mais jogos com zumbi. Mas acredito que isso ainda tá longe de acontecer.

©2018 by High Level. Proudly created with Wix.com