Buscar
  • Gabriel Barbosa

Dicas de como divulgar seu jogo


Você tá desenvolvendo o seu jogo ou já terminou e pensa: "Como que vou divulgar meu joguinho?! Já sei! Vou pedir pro Gabriel do High Level divulgar pra mim kkkk"


Vou te dar algumas dicas, coisas básicas pra você divulgar minimamente o seu jogo.


Se preferir, pode conferir esse conteúdo em vídeo no meu canal




Primeiro de tudo, foca no seu produto. Não adianta querer divulgar um produto ruim. Você pode até conseguir um certo resultado, mas não vai conseguir manter o público com algo ruim. Como é você que tá desenvolvendo o jogo, a sua visão sobre ele é distorcida. Ou você acha que é muito melhor do que realmente é ou acha que é muito pior. Então, obtenha feedback de outras pessoas pra saber se você tá no caminho certo.


Sites e redes sociais

Comece já divulgando seu jogo antes de ele ser lançado. E algumas coisas básicas que você vai precisar é de um site e redes sociais. Mesmo que você não goste de redes sociais, você não tem o hábito de acessar, é importante estar presente nas redes porque é onde o público está.


Existem vários serviços gratuitos de criação de sites, e com 20 a 40 reais por ano, você mantém um domínio próprio. A página do seu jogo não precisa ser extensa com vários conteúdos. Ela tem que ser simples e objetiva. Onde o jogo está ou estará disponível, um trailer dele, uma sinopse curta, screenshots e informações de contato, e-mail e redes sociais.

Vamos pegar a página do Untitled Goose Game, o jogo do Ganso. Ela é bem simples e direta ao ponto. Links de onde comprar o jogo. Um trailer. Uma sinopse bem curta. Links pra screenshots e contatos. E é basicamente isso.

Já o Blazing Chrome, tem uma página dentro do site da desenvolvedora deles, a JoyMasher, e segue basicamente o mesmo conceito.


O que você vai querer destacar mais é onde comprar e o trailer do jogo.

E outro elemento básico que eu falei são as redes sociais. Crie páginas pro seu jogo ou estúdio nas principais redes, Youtube, Facebook, Twitter e Instagram. Os jogos estão começando a criar servidores no Discord também pra manter o público mais engajado. Publique conteúdo do seu game nas páginas, trecho de gameplay, screenshot, bastidores de desenvolvimento. Nas redes sociais é difícil crescer organicamente, de fato. Twitter e Instagram você pode usar as hashtags pra conseguir um alcance maior nas postagens. E no Facebook utilize os grupos e páginas pra divulgar as suas postagens. Nas redes sociais, tem sempre a opção de promover um post com valores baixos. O interessante de fazer postagens do seu jogo nas redes sociais é que o público pode divulgar o seu trabalho. Se você posta algo do seu jogo e as pessoas gostam do que viram, vai ter chances de elas compartilharem aquele conteúdo. E assim, você consegue um alcance maior utilizando o próprio publico.

Sem esses elementos básicos, site e redes sociais, dificilmente você vai conseguir qualquer visibilidade. Se tudo o que você tem é apenas suas contas pessoais do Google e Facebook, já pode começar criando as páginas pro seu jogo. Até porque é dessa forma que você vai criar e manter a sua comunidade.


Press kit e Press Release

Além do público, você precisa se relacionar com os produtores de conteúdo. Canais no Youtube, streamers e sites de jogos. E pra isso, você vai precisa de um press kit e um press release. Um press release é basicamente um comunicado a imprensa. Produtores de conteúdo recebem e-mails e press releases a todo o momento, então você precisa conquistar sua atenção logo no início. O assunto do e-mail é uma das coisas mais importantes. As principais informações sobre o seu jogo precisam estar presentes no press release e como obter mais informações também. Se faltar algo importante, por exemplo, plataformas que o jogo será lançado, tem grandes chances da pessoa excluir seu e-mail e tchau. Você não pode gerar trabalho de busca pra quem for receber seu press release, é sua obrigação já enviar todas as informações importantes. E como você quer que ele faça conteúdo do seu game, você vai disponibilizar uma cópia do seu jogo, de preferência antes do lançamento, para o produtor de conteúdo ter tempo suficiente de produzir algo para o seu jogo.

Aqui a gente tem um template de press release.


No seu site e no press release, algo muito importante que você vai disponibilizar é o press kit. Seria o kit de imprensa. Nele estarão disponíveis vídeos, imagens, gifs, e logos do seu jogo. De preferência, tudo disponível para download. Em vez de colocar um link pra um vídeo no Youtube, você disponibiliza o vídeo pra download. O kit de imprensa é usado para os criadores de conteúdo criarem conteúdo do seu jogo. Então eles podem precisar do vídeo, das imagens, podem querer utilizar um gif em uma postagem. A logo pra criar uma thumb no Youtube. Você pode usar o Google Drive e deixar uma pasta compartilhada para as pessoas terem acesso a esse conteúdo ou um link pra download. Muitos jogos utilizam o dopreeskit que já possui um formulário modelo de press kit.


Seja profissional, não peça pra um criador de conteúdo jogar e divulgar seu game. Envie um press release. Nem você nem ele estão fazendo um favor pro outro, é uma troca. O produtor de conteúdo precisa de jogos pra produzir mais conteúdo e você precisa do público deles pra divulgar seu jogo. Tente contato com sites e canais menores, dificilmente um canal grande vai querer jogar seu game. E mesmo que o canal seja pequeno, juntando vários canais pequenos, você consegue uma boa exposição. Faça uma busca e depois monte uma lista dos produtores de conteúdo que você quer que cubra o seu game. Comece enviando pros menores primeiros até chegar nos maiores. Se um canal não responder sua solicitação, bola pra frente. Não leve para o pessoal, existem vários motivos pelos quais um contato pode não te responder. Quando você tiver mais reconhecimento, eles que vão entrar em contato solicitando cópia do game. Procure sites e canais que façam conteúdo de jogos similares ao seu. A maioria dos canais possui meios oficiais de contato, utilize esses meios, geralmente e-mail. Se um canal jogar o seu game e curtir, tem grandes chances do próximo jogo ele querer jogar também. Então, tente construir uma boa relação com os produtores de conteúdo. Eles podem ser fundamental no seu sucesso. E pode ser bom também dar mais de uma key pro criador de conteúdo. Uma pra ele, e outra pra ele sortear entre o público dele. Dessa forma você consegue já fazer um engajamento com o público dele.


Blog de desenvolvimento

Algo interessante e que pode manter seu público engajado é um blog de desenvolvimento. De tempos em tempos você atualiza seu blog, pode ser em vídeo também no Youtube, sobre o desenvolvimento do seu jogo. Além de fazer uma manutenção do seu público, você pode atrair novas pessoas também.


Construa sua marca

Se você tá começando, ninguém te conhece. E mesmo que seu jogo seja muito bom, você precisa desenvolver seu nome. Dificilmente seu primeiro jogo vai ser um sucesso, mesmo que ele seja bom. Por isso é importante construir seu nome e ter presença online. Nesse momento, outras pessoas jogarem seu jogo é importante pra ganhar validação. O público do canal Nautilus não te conhece, mas conhece o trabalho do Nautilus e vai parar pra ver o vídeo do seu jogo. E parte dessa galera que assistiu o vídeo pode ficar interessada e dar uma chance pro seu game. Crie conteúdo do seu game e divulgue nos grupos do Facebook, em fóruns. As pessoas precisam te conhecer e conhecer seu jogo. Seja participativo nesses grupos e fóruns também, vai marcando sua presença online. Aos poucos você vai ficando mais conhecido e criando a sua base. Mas não fique por aí gritando qualquer coisa pra te notarem. “Hey! Eu to aqui! Me notem! Olhem meu jogo!”. Não spame! Não fique num grupo do Facebook criando um tópico atrás do outro, ou comentando a mesma coisa em vários vídeos no Youtube. Senão você só vai ser ignorado e pode até virar meme nessas comunidades. Sempre que for mandar um e-mail pra alguém, mande um e-mail personalizado, não faça apenas um ctrl-c + ctrl-v do e-mail e mande pra várias pessoas. Novamente, não spame! A tendência é que a cada jogo, seu nome, seu estúdio, fique mais forte. Um usuário que compra seu jogo e gosta, tem grandes chances de comprar o seu próximo jogo quando ele sair.


Tente conseguir reviews do jogo antes do lançamento, as reviews são importantes pra conseguir validação pra um produto. Quando um usuário entrar na página do seu game e ver que possui análise de outras pessoas, pode surgir um interesse maior em adquirir o game. Então, seja generoso no envio de keys. Não envie meia dúzia de chaves apenas com medo de perder vendas do jogo. Envie bastante, pra vários produtores de conteúdo. Se não conseguir vídeos e reviews do jogo, envie mais keys, para outras pessoas. O seu game precisa da validação de outras pessoas.


A Steam possui a função de Curador. Existem várias páginas de curadores onde eles postam análises e recomendações de jogos. Procure por esses curadores, de preferência, curadores que façam recomendações de jogos similares ao seu, e envie seu jogo pra eles.


E outra função importante da Steam é a Wishlist. Quando começar a divulgar seu jogo e ele já tiver uma página na Steam, lembre de fazer as pessoas adicionarem seu jogo a Wishlist. Quando o seu jogo for lançado, a Steam vai mandar um aviso pros usuários que colocaram ele na lista. E quando seu jogo entra em promoção, a Steam também mandará esse aviso.


Publicar o jogo em acesso antecipado pode ser uma boa mas também pode ser um tiro no pé. Durante acesso antecipado você pode crescer sua comunidade, obter feedbacks e melhorar o game. Mas existe alguns poréns. Quando o jogo lançar, as pessoas podem ter ficado saturadas já do seu game e ele ter esgotado todas as possibilidades de venda. A primeira impressão é muito importante, se o seu jogo entra em acesso antecipado com falta de polimento e vários bugs, essa vai ser a primeira impressão do seu jogo pra muita gente. E mesmo que você melhore e corrija tudo depois, esses jogadores dificilmente vão querer dar uma segunda chance. Pense bem antes de colocar um jogo em acesso antecipado. Em contrapartida, você pode disponibilizar apenas uma demo para os jogadores.


Campanhas pagas

Existe a possibilidade de criar campanhas pagas pra trazer jogadores pro seu jogo. Se você tá lançando um jogo mobile, existem ferramentas próprias para esses jogos. No Google, você pode fazer campanhas com valores baixos. Essas campanhas são vinculadas principalmente em outros aplicativos. Existe também o serviço TapJoy, onde você disponibiliza uma prévia do seu jogo como propaganda, e ele fica disponível em outros jogos. E o serviço da Unity também. O Tapjoy e o da Unity são bem caros e podem não compensar se você tá começando a fazer jogos.


Registre seu jogo em outros sites

Crie uma página do seu jogo no Indie Data Base. Muitos jogadores e produtores de conteúdo retiram informações dos games por lá. Você pode criar uma página do seu estúdio e dos seus jogos e colocar as informações no site.

E se cadastre também no Keymailer e no Terminals. São duas plataformas que fazem o intermédio entre o desenvolvedor e o criador de conteúdo. Criadores de conteúdo de vários países vão entrar em contato com você solicitando chave do jogo pra produzir conteúdo, e você pode oferecer chave do seu jogo pra eles criarem conteúdo do seu game.


Eventos

Participe de eventos. Aqui no Brasil nós temos o BIG. Um dos maiores eventos para jogos independentes do mundo. Ter seu jogo num evento como o BIG pode ser um grande impulsionador para ele. E o melhor de tudo, pra inscrever seu jogo no BIG é de graça. Nós também temos um outro grande evento que é a BGS. Mas expor seu jogo lá é caro e na maioria dos casos não compensa pra um jogo indie. O público da BGS, no geral, quer ver os títulos grandes e interagir com os criadores de conteúdo. Então participe de eventos que tenham mais a ver com o seu jogo.


Aprenda com os outros

Aprenda com os outros. Observe jogos similares ao seu. Veja como eles criam seus sites, redes sociais, páginas nas lojas. Que sites e canais fizeram conteúdo sobre esses jogos. Tente entrar em contato com esses desenvolvedores pra conversar sobre o jogo deles. Muitos desenvolvedores estão abertos a conversa e costumam ser acessíveis. Mostre que tem interesse em saber sobre o jogo dele, eles não tem nenhuma obrigação de te ajudar. Seu jogo, sua responsabilidade. Você conseguindo conversar sobre o game dele, já pode te dar várias dicas do que fazer no seu.


Mercado saturado

Conseguir atingir um bom público é difícil e leva tempo. Os tempos são outros, o mercado fica cada vez mais concorrido. Houve uma época em que conseguir lançar seu jogo na Steam, já era garantia de um certo sucesso. Lançar pra console então, mais ainda. Hoje em dia não é assim. Cerca de 80% dos jogos na Steam praticamente não faz dinheiro, e o rendimento médio dos outros 20% é de 15 mil dólares no primeiro ano. Então, mantenha as expectativas baixas e vai com calma. Comece com jogos menores e vai entendendo melhor o mercado. Se o seu primeiro jogo não deu certo, tente entender o que não funcionou e melhore para os próximos. E valorize o que deu certo e o que você faz de melhor. O normal é você ficar cada vez melhor.

Análise mercado da Steam


“Se você quer compor músicas melhores, componha mais músicas. Se você compõe 20 músicas, 10 delas serão melhores que as outras 10” - Martin Atkins Musician


O mesmo pode ser aplicado pro que você faz. O seu próximo jogo vai ser melhor do que o anterior e assim vai.


Nós somos desenvolvedores e estamos focados em desenvolver nosso game. Eu sei que é chato fazer tudo isso, criar postagens, site, entrar em contato com as pessoas, etc e etc, consome tempo, vamos tirar tempo do desenvolvimento pra poder fazer essa série de coisas, mas é importante. Você só fazer o seu jogo e publicar, as pessoas não vão saber que ele existe. E é sua responsabilidade fazer com que as pessoas conheçam e comprem seu jogo. Se você tiver a oportunidade, trabalhe com alguém que entenda de marketing e mídias sociais. Você pode até investir dinheiro no Facebook ou Google pra impulsionar uma postagem ou seu site, mas sem o conhecimento, pode acabar só jogando dinheiro fora. Se for contratar uma agência ou alguém pro marketing, escolha alguém que tenha conhecimento do mercado de games e já fez trabalhos anteriores pra jogos.


No mais é isso, se você tiver alguma dica de divulgação de jogos, deixe aí nos comentários.

©2018 by High Level. Proudly created with Wix.com