Buscar
  • Gabriel Barbosa

Criando jogos de plataforma 2D na Unity


A Unity começou tendo um foco maior em 3D. O objetivo era tornar mais fácil o acesso ao desenvolvimento de jogos 3D, algo que era basicamente exclusivo de grandes empresas. Com a explosão dos jogos indies, muitos jogos 2D foram criados e a Unity percebeu uma necessidade de um apoio melhor ao desenvolvimento 2D. Aos poucos, as ferramentas existentes da Unity foram melhorando e novas ferramentas 2D foram sendo introduzidas para facilitar a produção de qualquer jogo 2D. Nesse texto quero comentar especificamente sobre jogos de plataforma.


Bilhões de tutoriais

Não falta material disponível pra fazer um jogo de plataforma 2D atualmente, inclusive o jogo que estou desenvolvendo será um jogo de plataforma 2D, mas vou falar mais sobre ele em outra oportunidade. Primeiro, os tutoriais. Existem centenas de milhares de milhões de tutoriais disponíveis, é bastante referência pra você criar pelo menos uma base de plataforma que pode funcionar em vários jogos. Inclusive tutorial meu mesmo. Um dos primeiros tutoriais que fiz pro canal foi criando um jogo de plataforma 2D. Ele já é meio antigo né..então...não é muito bom não. Mas tá lá disponível e você pode acompanhar. Tutorial por aí é o que não falta, e, pelo menos, o bonequinho andar e pular você consegue fazer.


Um dos primeiros tutoriais que fiz foi de um jogo de plataforma 2D


Tutoriais do Gus são muito bons também


Se você consegue acompanhar em inglês, uma boa dica que dou são os tutoriais do Brackeys


Assets gratuitos da Unity

Além dos tutoriais, a Unity resolveu dar uma ajudinha pra você criar os jogos de plataforma. Uma dessas ajudinhas foi o Kit 2D. Esse kit possui várias mecânicas implementadas que você pode configurar sem precisar programar. Você consegue criar um bom template de plataforma sem programar e depois pode fazer um resking substituindo os assets visuais e sonoros pro jogo ficar mais com a sua cara. É um excelente ponto de partida e um asset bem completo, ainda mais se tratando de um asset gratuito. Além disso, você pode explorar os scripts pra entender a lógica por trás deles e depois aplicar esses conceitos na criação dos seus jogos. É inclusive uma forma que eu utilizei e ainda utilizo pra aprender, com assets.


Depois a Unity introduziu os microgames. Que são templates simples de jogos configurados pra auxiliar iniciantes na Unity. Esses projetos possuem uma interface própria servindo como um tutorial pra você conhecer a ferramenta. Um desses templates é também de um jogo de plataforma. E se você quer algo mais básico pra começar, também pode ser um bom ponto de partida. Os templates do 2D Kit e do Microgame podem ser baixados pela Asset Store da Unity ou abrindo um projeto já com eles na aba "Learn" no Unity Hub.


E recentemente a Unity publicou o asset Lost Crypt. Voltado também para jogos de plataforma 2D. A parte de gameplay do jogo é bem simples, o asset é mais voltado pra demonstrar as ferramentas 2D atuais da Unity, como Sprite Shape e iluminação 2D. Se você quer conhecer mais sobre esses recursos, é uma boa conferir o projeto. Esse projeto tá disponível pela Asset Store da Unity.


Cursos

Além dos bilhões de tutoriais e dos assets da Unity, tem também disponível um curso supermaravilhoso pra você aprender a criar um jogo de plataforma 2D. Meu curso, é claro. Nele você vai aprender a implementar a lógica de gameplay de um jogo de plataforma, como movimentação do personagem, interação com outros objetos, comportamento de inimigos, entre outras coisas. Você pode conferir o curso aqui.


Conteúdo é o que não falta pra você criar um jogo de plataforma na Unity.

©2018 by High Level. Proudly created with Wix.com