Buscar
  • Gabriel Barbosa

Black Mirror: Bandersnatch é jogo ou não?



Com a chegada do filme interativo de Black Mirror, intitulado Bandersnatch, veio a discussão: É jogo ou não? Um filme que tem possibilidade de escolhas, transforma ele num jogo? E o que define um jogo? O que é preciso ter para um produto ser considerado um game?



A definição de um jogo de forma mais geral é algo que tenha regras e através dessas regras tende-se a chegar a um objetivo para a conclusão do jogo. Os próprios jogos eletrônicos no início eram muito focados em regras e objetivos. Praticamente todos os jogos tinham pontuação. E daí que surgiu o termo "zerar". Quando você conseguia atingir uma pontuação tão alta que o game não conseguia mais computar e ela voltava pra 0. Mas conforme a mídia de games foi evoluindo, ficar muito preso a definições não ajuda muito na evolução da própria mídia. De início, os jogos tinham poucos recursos visuais e eram baseados em pontuações. Aos poucos, a parte gráfica foi evoluindo, e além do avanço visual, games começaram a ter roteiros mais trabalhados. O que era só fazer mais pontos, passou a ter mais contexto. Passamos a seguir uma história com início, meio e fim. E algumas dessas histórias possibilitavam múltiplas decisões.


Embora os games foram ganhando histórias mais complexas, a maioria deles ficava ainda muito preso ao gameplay. E até hoje em dia, alguns jogos que são totalmente focados na história, são questionados se são jogos ou não. Como os chamados de Walking Simulator. Ou jogos com foco em escolhas, como os da Telltale e da Quantic Dreams.


Mas o que é preciso pra um jogo então poder ser chamado de jogo? Por que jogos como Detroit ou da série Walking Dead da Telltale são mais jogos que Black Mirror: Bandersnatch? Tenha como exemplo Late Shift, que está disponível pra PC e consoles. É um filme interativo, assim como Bandersnatch. Ele é todo em FMV, live action, assim como Bandersnatch. Você faz escolhas que mudam as cenas seguintes, assim como.., bom, você já sabe. A diferença seria nas ferramentas que cada um utiliza e nas plataformas que eles foram lançados? Você considera Late Shift um jogo? Ou é só um filme interativo? E um filme interativo é um jogo?


Bandersnatch se inspira bastante em livros de história interativa. Lembro dos livros de RPG solo de Steve Jackson. Era uma aventura RPG em que você jogava sozinho. Alguns eram mais simples, apenas uma história que você ia tomando decisões. Cada decisão te levava pra uma página diferente do livro. Outros tinham mais regras, existia ficha de personagem e tudo, como se fosse um RPG em que o livro era o mestre. Bandersnatch quis trazer a experiência desses livros pra um filme atual. E esses livros tinham vários finais, assim como no filme de Black Mirror. E alguns finais eram bem brochantes, como morrer logo nas primeiras páginas.


Quais são as definições atuais de game?

De acordo com o dicionário Cambridge, a definição de um jogo eletrônico é um game em que o jogador controla imagens em movimento em uma tela de televisão ao apertar botões ou mover uma alça. Mas uma mídia que é ligada a tecnologia e está em constante mudança e evolução não pode ficar presa a uma definição de dicionário. Não concordam? Eu como desenvolvedor, vejo jogos a partir da forma que são criados. A partir do momento que eu utilizo uma ferramenta própria pra criação de jogos, aquilo pra mim é um jogo. Por mais simples que seja ou o quão não pareça um jogo, pra mim vai ser. De que forma Bandersnatch foi criado? Tirando a parte de produção cinematográfica, que outras ferramentas foram utilizadas para a criação do sistema de escolhas? Para a criação do roteiro, foi utilizada a ferramenta Twine. O Twine é uma ferramenta aberta para a criação de roteiros não lineares, ou seja, com múltiplas decisões. É criado um fluxograma que fica mais fácil a leitura do roteiro. É bastante utilizado para jogos. E na parte técnica, a Netflix criou uma própria ferramenta que já vinha sendo utilizada em outras produções, geralmente mais infantis, como Gato de Botas: Preso num Conto Épico e Minecraft Story Mode. Quando uma produção da Netflix possui a interatividade, fica um ícone de um controle na thumb. Essa ferramenta foi sendo aprimorada até Black Mirror: Bandersnatch. E talvez possa ser melhor aprimorada ainda e ficar cada vez mais com cara de jogo. Um recurso interessante é quando você joga no console, PS4 ou Xbox One, o controle vibra quando chega um momento de decisão.


Apesar dessa discussão, o próprio criador de Black Mirror, Charlie Brooker, sabe que não dá pra comparar Bandersnatch com um jogo de PC ou console. O filme está disponível na Netflix, e isso acaba limitando bastante o que dá e o que não dá pra fazer.


Apesar de ter características parecidas com a de um game e se inspirar bastante em jogos e livros interativos, muitos podem argumentar que faltam alguns elementos pra ele ser um jogo. Primeiro a plataforma. A Netflix não é uma plataforma de games. Isso já pode fazer com que muitos não o considerem um game. Há também uma falta de urgência maior do jogador. Mesmo em jogos mais voltados pra história, existe uma dependência muito maior nas ações de quem tá jogando. Alguns dizem que pra ser um game é necessário que os jogadores possuem habilidades para enfrentar os obstáculos. O que não concordo, já que em jogos mais narrativos, você não precisa de habilidade nenhuma e podem ser jogados por pessoas que não tem contato nenhum com videogame.


Por ter vários finais, existem até detonados na internet de como chegar a cada um dos finais disponíveis, já que alguns são um pouco mais complicados de se conseguir. Isso é bem videogame né.


Depois de tudo, o que eu posso concluir é que pra Black Mirror: Bandersnatch ser considerado um jogo, bastava os criadores dizerem que ele é um jogo. Assim como Late Shift. É claro que muita gente ia bater o pé dizendo que não é um jogo, da mesma forma que acontece com vários jogos atualmente. Bandersnatch foi vendido como um filme interativo, um evento Black Mirror, como chamou a Netflix, e acredito que essa seja a melhor definição para ele.



©2018 by High Level. Proudly created with Wix.com