Buscar
  • Gabriel Barbosa

A importância do modo foto nos jogos atuais



É comum vermos nas redes sociais posts de compartilhamento direto dos videogames. O próprio controle do PS4 possui um botão exclusivo para o compartilhamento. Lembro de poucos jogos do PS3, como os da série Motostorm, que possuíam o modo foto. Eu passava horas tentando capturar as melhores imagens do jogo, aquela foto perfeita, que parece que todo mundo consegue, menos eu.



Nos jogos atuais, é cada vez mais comum a adição do modo foto. E isso ajuda muito esses jogos a terem um alcance maior. Nesse último ano de 2018, dois jogos que fizeram isso muito bem foram God of War e Homem Aranha. Você que usa Twitter, Facebook ou Instagram diariamente, muito provavelmente viu alguma postagem de algum desses jogos. E o modo foto desses jogos é bem robusto. Possui várias funções de edição. Você pode pausar o jogo a qualquer momento pra entrar no modo foto. Pode mudar o ângulo da câmera, pra pegar uma posição melhor. Em alguns casos pode mudar a pose do personagem. Utilizar um filtro, uma moldura, um sticker. Tudo pra deixar mais bonito e agradável para sua postagem. E quando você for postar, vai querer que ela tenha o maior alcance possível. Você se dedicou pra tirar a foto perfeita. Passou um bom tempo experimentando todos os filtros. E aí, as hashtags ajudam nisso. Você posta com a hashtag do jogo, ou então marca o estúdio do game. E dependendo da sua postagem, o próprio estúdio vai lá e compartilha. E é isso mesmo que eles querem. Várias pessoas que jogam compartilham conteúdo do jogo, e cada vez mais outras pessoas passam a conhecer sobre ele. É um crescimento orgânico do público do game. Sem gastar nenhum recurso adicional de marketing.



Nem todo jogo tem esse perfil de ser bom pro modo foto. Jogos com visual mais simples, jogos indies, geralmente não tem muito esse apelo. E acabam sendo melhor pra vídeos de gameplay ou streaming. O modo foto beneficia mais os AAA, que tem como bancar visuais mais ricos. Uma foto, acaba servindo mais pra destacar os belíssimos gráficos e detalhes absurdos de textura que esses jogos possuem. Não tem jogos melhores pra mostrar o poder gráfico do que jogos de corrida. Em alguns desses jogos, é difícil distinguir qual foto é do jogo e qual é real.


Imagens comparando Gran Turismo Sport com imagens do mundo real







De onde surgiu?

E de onde surgiu essa moda do modo foto? Como mencionei no início, um dos primeiros jogos que vi com essa função foi Motorstorm: Pacific Rift, o segundo da série. Nessa época, os jogos dificilmente possuíam modo foto. Os consoles não tinham uma integração tão boa ainda com as redes sociais, então a função era muito mais utilizada para uso pessoal, pra você guardar aquela imagem pra você, do que compartilhar em suas redes. Não sei se foi o primeiro, mas o jogo mais antigo que conheço que já possuía modo foto era Gran Turismo 4, do PS2. Gran Turismo sempre foi mais um pornô de carro do que um game de corrida propriamente dito. A adição do modo foto no jogo fez total sentido, já que era mais uma forma de admiração aos carros. Nessa época os videogames mal tinham qualquer integração online. O armazenamento era em memory card, então as imagens eram em baixas resoluções. A própria resolução do PS2 era baixa.


Deixando de lado um pouco os consoles, nos PCs, um modo de foto bem cru sempre esteve presente. Screenshot de jogos sempre foi algo comum. Salvar uma imagem da tela de um jogo de PC sempre foi mais fácil do que em consoles. Porém não existia modo dentro dos jogos para tirar as screenshots.


Memes

Nem toda postagem é pra enaltecer e admirar os belíssimos gráficos dos jogos. Alguns acabam se tornando memes por permitir algumas bizarrices. Como em alguns desses jogos é permitido alterar a expressão do personagem, surgem algumas pérolas disso. Um jogo que rendeu boas imagens foi Shadow of the Tomb Raider. Primeiro que o rosto da Lara sorrindo é muito esquisito, parece um sorriso mega forçado. É só aplicar essa expressão em diferentes situações que o meme já tá pronto.


Como nas cenas de morte

Ou cara a cara com perigo


Algo que era mais restrito a jogos de corrida, passou a ficar cada vez mais popular entre os jogos, e a cada ano, mais games vão utilizando desse recurso. O modo foto acaba sendo mais uma opção para os jogos de criar engajamento entre o seu público. Infelizmente, é um recurso que beneficia mais títulos grandes do que indies.

©2018 by High Level. Proudly created with Wix.com